terça-feira, 17 de março de 2009

Cecília Meireles



“Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno. (...) Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.(...) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.”



Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de 1913 e 1916. Como professora, estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional
Aos dezoito anos de idade publicou seu primeiro livro de poesias (Espectro, 1919).
No ano de 1922 se casou com o pintor português Fernando Correia Dias com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo.

4 comentários:

Anônimo disse...

A HISTÓRIA DELA É BEM EMOCIONANTE :)

Anônimo disse...

Grande poetiza, comportava em sua alma e em seu coração nobres sentimentos acompanhados do raciocinio rápido de seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua existencia. Guerreira, determinada e muito corajosa.

Anônimo disse...

pena que ela morreu

Anônimo disse...

não encontro nenhuma profissão de cecília merieles
e eu quero saber que proffissao tem ela e eu estou
a fazer um trabalho de casa do 12ªano !! por isso
quero ja a profissão!!